Basicamente, os métodos utilizados na fabricação de engrenagens por usinagem são: fresamento, engrenagem de engate, formação da engrenagem, corte de engrenagens cônicas. O fresamento de engrenagem consiste no processo inicial e mais popular para a remoção de metais na fabricação de engrenagens. O método utiliza uma fresadora e pode produzir quase todos os tipos de engrenagens. É utilizado também um “cortador de forma”.
A fabricação de engrenagens utilizando-se do método engrenagem de engate é um processo com geração continuada, através do qual os flancos dos dentes da peça de trabalho, estando em constante mudança são feitos por arestas de corte de forma espaçada na placa. A versatilidade do método é seu ponto forte.
Sendo um processo gerador, a formação de engrenagem utiliza um cortador, como sendo uma engrenagem que possui arestas de corte. No método a ferramenta roda com a velocidade necessária relacionada a engrenagem a ser fabricada.
O corte de engrenagens cônicas é um processo de fabricação de engrenagens considerado de uma área muito especializada no setor de corte de engrenagens, envolvendo uma máquina em especial para cada variação de engrenagem cônica a ser produzida.